S-KTRC, o original controle de tração preditivo da Kawasaki, utiliza a mesma tecnologia de base que equipam os modelos de MotoGP, o topo do motociclismo. Esta tecnologia controla continuamente o deslizar da roda traseira, que ocorre quando a potência é aplicada, garantindo aceleração ideal. No geral tem que existir este deslizar (a taxa deste deslizamento é normalmente de 20-30%, isto é, a roda traseira desliza 20-30% mais rápida que a roda frontal). Para garantir uma transferência mais eficaz de energia para o asfalto, o S-KTRC analisa esta taxa em tempo real, e gere a entrega de potência do motor para otimizar a tração da roda traseira. S-KTRC analisa uma série de parâmetros, incluindo a velocidade da roda da frente, a velocidade da roda traseira, a rotação do motor e a posição do acelerador. O sistema confirma todos estes dados e as constantes mudanças a cada 5 milésimos de segundo.
Este sistema torna possível prever como a moto se comporta no instante seguinte. Ao contrário do que acontece no sistema KTRC, que corta a potência assim que o deslizar da roda traseira se faz sentir. o sistema S-KTRC utiliza o minimo de corte de potência possivel para assegurar o controlo total da máquina.