Newsletter

Newsletter oficial Kawasaki.

21 Outubro 2013 Tom Sykes Campeão do Mundo de Superbikes com a Kawasaki!

Tom Sykes (Kawasaki Racing Team) alcançou este fim de semana o seu primeiro título mundial em Supebikes, tornando-se no primeiro piloto Kawasaki a estar no degrau mais alto do pódio, aos comandos de um modelo que tem como base uma moto de série Ninja ZX-10R , desde Scott Russell em 1993.
Sykes sabia que a corrida não seria fácil , pois os seus adversários tinham um melhor conhecimento da pista em virtude de a utilizarem frequentemente para testes, mas também sabia que não seria preciso as vitórias nas corridas para alcançar o título.

Na 1ª corrida Tom rodou numa sólida 3ª posição, com uma vantagem suficiente para conquistar o campeonato sem sobressaltos. Recebeu o troféu relativo á conquista do campeonato Mundial após a corrida, mas tinha ainda as 21 voltas da 2ª corrida para cumprir, num traçado onde a temperatura ambiente rondava os 27º.

Tom arrancou na frente na 2ª corrida, liderando durante 13 voltas, terminando a corrida em 2º posto, finalizando o campeonato com uma diferença de 23 pts sobre o 2º classificado. Tom alcançou ainda o novo record na pista de Jerez, com a melhor volta no decorrer da 2ª corrida, com o tempo de 1'41.691. Sykes também foi o piloto que mais voltas fez na liderança durante a temporada, um total de 255 voltas, mais do dobro que o piloto seguinte.

A vitória no campeonato foi particularmente especial para todo o Kawasaki Racing Team, visto que o ano passado Tom perdeu o campeonato por apenas meio ponto! Em 2013 Tom venceu 9 corridas, alcançou 18 pódios, 8 pole positions e 13 voltas rápidas.

Embora Loris Baz (Kawasaki Racing Team) não tenha participado na corrida de Jerez, terminou o campeonato na 8ª posição.

Mark Aitchinson (Kawasaki Team Pedercini) fez grandes melhoramentos para esta corrida, terminando em 10º e 9º, na primeira e segunda corrida respectivamente, concluindo o campeonato no 18º lugar.

O também piloto da Kawasaki Team Pedercini Federico Sandi, terminou a 1ª corrida na 16ª posição, para na 2ª corrida terminar em 15º após uma queda na fase inicial da corrida. Terminou o campeonato na 17ª posição.

Jeremy Guarnoni (MRS Kawasaki) venceu na frente de mais 3 pilotos Kawasaki no Campeonato de Superstock 1000, vencendo com 4.315 segundos sobre o piloto do Kawasaki Team Pedercini Leandro Mercado, com Romain Lanusse do Team MRS Kawasaki a terminar na 3ª posição. Com a 3ª vitória consecutiva na classe, Jeremy terminou o campeonato na 3ª posição, com Mercado na 4ª posição. O piloto do Kawasaki Team Pedercini Alessandro Andreozzi foi 4º na corrida de Jerez.

Tom Sykes: "Não tenho palavras para descrever o que sinto. Eu sou muito equilibrado, mas desde Magny Cours que havia momentos em que começava a sonhar. Tinha arrepios quando sonhava, e foi mágico mesmo em sonhos ser campeão do Mundo. Mas isso foi talvez uns 2% do que estou a sentir agora após vencer o título. Tinha intenção de fazer uma boa 2ª corrida, apesar de saber que seria extremamente difícil, pois as minhas energias pareciam que desapareceram após a 1ª corrida. Esperava estar mais próximo da liderança da corrida, mas não esperava ganhar. Acho que esta era a corrida do Eugene, apesar da minha ZX-10R estar num nível muito bom. Fazendo um balanço geral, hoje tenho de estar muito contente. Ser Campeão do Mundo, subir ao pódio nas duas corridas, e foi um enorme prazer competir com estes pilotos durante toda a época. Foi muito bom que o campeonato apenas se tenha decidido novamente na ultima corrida, especialmente neste fabuloso circuito, com estes fantásticos fãs. A minha equipa é quase toda espanhola, por isso foi uma corrida em casa para eles. A vitória no campeonato ainda não foi totalmente celebrada, esperamos fazê-la mais adiante."