Tecnologia
Kawasaki
Gestão do Motor

Desde a construção do primeiro motor de moto em 1950, a Kawasaki tem vindo continuamente a desenvolver novas tecnologias na criação dos seus motores. Atualmente os modelos da Kawasaki vem equipados com inúmeros recursos tecnológicos originais que evoluíram ao longo de sua longa história.

KTRC (1-mode)

KTRC (Kawasaki TRaction Control) impede a rotação da roda traseira em várias superfícies, assegurando assim garantias ao condutor.

Ao acelerar sobre uma superfície escorregadia, o mais lógico é existir demasiada rotação na roda trás (isto é, quando a roda traseira gira mais rapidamente do que a roda dianteira), o KTRC foi projetado para evitar a patinagem das rodas que poderiam causar a perda de controle da moto. Como o ABS evita que as rodas bloqueiem durante a travagem, o sistema de controle de tração original Kawasaki impede o pneu traseiro de escorregar, deixando o piloto descansado em virtude deste saber que o sistema irá intervir em caso de rotação súbita. KTRC utiliza sensores de velocidade das rodas da frente e trás para verificar a velocidade, quando detecta rotação alta da roda, a potência do motor é reduzida para permitir a aderência da roda traseira. KTRC ajuda também a roda traseira a recuperar a tração em situações onde aderência é perdida temporariamente, como ao andar sobre uma tampa molhada. O KTRC usa 3 itens para ser acionado, o sincronização de ignição, o volume de combustível e (através das válvulas de sub-acelerador) volume de ar admitido. A conjugação destes 3 itens é essencial para a suavidade obtida no processo, resultando assim numa sensação muito natural. Muitas das vezes nem o piloto dá conta que as rodas perderam aderência devido à suavidade carateristica do KTRC.
Informar o piloto, do estado preciso em que se encontra o piso e fornecer-lhes suportes para os ultrapassar são os objectivos do departamento de desenvolvimento tecnológico da Kawasaki.