Na sequência de uma campanha de enorme sucesso em 2025, Romain e toda a equipa Kawasaki tiveram um inverno produtivo e estão preparados para a nova temporada com uma motivação reforçada. Coletivamente, a equipa tem um título mundial para defender, e os técnicos aproveitaram os últimos meses para desenvolver ainda mais as motos, que no ano passado se revelaram extremamente competitivas, conquistando múltiplos pódios, vitórias em Grandes Prémios e o título mundial de referência no off-road.
Após os testes realizados em outubro, os pilotos fizeram uma pausa no final do ano, antes de Romain, Pauls e Mathis se juntarem à equipa em janeiro para treino e testes em Sardenha, preparando-se para as corridas de abertura da temporada. Como é habitual, a equipa irá participar em várias provas de pré-temporada para afinar a performance dos pilotos e a preparação do equipamento para o campeonato MXGP, que arranca a 8 de março, num circuito totalmente novo na Argentina. As provas internacionais em Pernes-les-Fontaines, na Provença, este fim de semana, e em Hawkstone Park, Inglaterra, uma semana depois, serão uma excelente oportunidade para a equipa e os pilotos medirem forças com alguns dos principais rivais da temporada; nada substitui a experiência de competir!
Romain, que optou por correr com o número 1 na sua KX450, e Pauls, que inicia o seu segundo ano na Kawasaki, irão disputar a classe MXGP, enquanto Mathis, após uma sólida temporada de estreia, irá procurar somar mais pódios e vitórias ao seu currículo na classe MX2. A temporada será longa, com vinte rondas no calendário MXGP, entre 8 de março e a final a 20 de setembro, na Austrália.
Romain Febvre – MXGP: “Tive um bom inverno em Sardenha, onde tivemos ótimas condições para treinar e testar. A moto baseia-se na máquina com que conquistei o título, embora, naturalmente, tenhamos feito alguns ajustes que iremos finalizar nas primeiras corridas. Mal posso esperar para voltar a competir e ver, durante as provas de pré-temporada, onde nos situamos face aos rivais. Sinto-me mais relaxado este ano, depois de ter conquistado o título na temporada passada, mas a minha motivação mantém-se a mesma, pois o meu objetivo é sempre estar na frente.”
Pauls Jonass – MXGP: “O período de pré-temporada correu muito bem; realizámos bons testes com a moto após o MX des Nations e, no mês passado, em Sardenha. Sinto-me muito confiante na moto, mas ainda temos um mês antes do primeiro Grande Prémio, pelo que há tempo para continuar a evoluir. Este é o meu segundo ano na Kawasaki, e é sempre positivo ter experiência acumulada com a equipa e a moto. O primeiro ano é sempre de aprendizagem, por isso agora estamos ainda mais à vontade juntos.”
Mathis Valin – MX2: “O meu programa de inverno foi semelhante ao do ano passado; Red Sand em dezembro, depois treino em França com Thierry Van Den Bosch, e em janeiro mudámos para Sardenha com a equipa. Tive um bom inverno e sinto que evoluí em muitos aspetos. Tenho uma boa sensação com a moto, e o objetivo é ser consistente em cada corrida; se conseguir reproduzir a velocidade dos treinos, penso que poderei alcançar ótimos resultados. Há um objetivo claro: lutar na frente todas as semanas. Trabalhámos também muito nas partidas, e agora acredito que temos a afinação certa para conseguir holeshots. As provas de pré-temporada serão importantes para medir a nossa competitividade, e ainda temos um mês antes do primeiro GP.”
Steve Guttridge – KME Race Planning Manager: “Entrar na temporada 2026 do MXGP como Campeões do Mundo e ostentando a Placa Número 1 é um sonho tornado realidade para a Kawasaki. A equipa Kawasaki Racing, com os nossos pilotos Romain e Pauls na classe MXGP e Mathis, que já não é novato, na MX2, continuará a formar uma combinação formidável! Todos trabalharam mais do que nunca, tanto com os nossos técnicos de fábrica no Japão como com os nossos parceiros técnicos, e as motos KX evoluíram para um nível superior durante os testes de inverno. Estamos prontos e entusiasmados para o início da temporada 2026.”
Antti Pyrhonen – Team Manager Kawasaki Racing Team MXGP / MX2: “Estamos ansiosos por mais uma temporada. Os pilotos e os membros da equipa estão extremamente motivados e preparados para competir. Após o sucesso do ano passado, continuámos a trabalhar e a desenvolver as motos; os pilotos estão muito satisfeitos com a evolução e a sensação proporcionada pelas nossas máquinas de fábrica KX. A equipa, os pilotos e todos os elementos permaneceram os mesmos, pelo que sabemos o que esperar uns dos outros. A temporada será longa e exigente, mas sabemos exatamente o que é necessário para alcançar os objetivos.”