Newsletter

Newsletter oficial Kawasaki.

1 Fevereiro 2023 Kawasaki apresenta a nova supersport de quatro cilindros – a Ninja ZX-4R

A Kawasaki Motors Corporation anunciou que irá adicionar um novo modelo de média cilindrada à sua, já famosa gama Ninja. A Nova Ninja ZX-4R!
Incorporando um novo motor e um novo chassis, a nova e excitante adição à gama Supersports da Kawasaki também incluirá as versões Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR. Apresentado hoje nos Estados Unidos, o modelo é esperado também na Europa no Outono de 2023.
A Ninja ZX-4R está equipada com um novo motor que proporciona uma potência excepcional de 80 CV, que combina com um novo chassis leve e compacto baseado na Ninja ZX-25R, proporcionando uma aceleração única e um desempenho superior. Com a sua introdução, a Ninja ZX-4R será o único modelo super-desportivo de combustão na classe 400cc com um motor paralelo de quatro cilindros.
Herda o aspecto agressivo e o equipamento premium que é apanágio da família Ninja, ao mesmo tempo que emana do seu escape o som provocador característico dos motores de quatro cilindros.
 
Seja um “rockie” ou um motociclista experiente, a Ninja ZX-4R oferece ao seu conductor uma excitante experiência "APEX PREDATOR” quer em pista, quer em cidade.
 
No coração desta máquina está um motor de 4 cilindros paralelos de 399cc, de refrigeração líquida. Recentemente desenvolvido e baseado na tecnologia das lendárias supersport da gama Ninja este novo motor é capaz de fornecer uma potência máxima de 59 kW (80cv). O motor foi concebido para combinar um forte binário em baixas e médias rotações, e uma potência incrível em alta rotação, em todas as situações de condução, desde a utilização diária até à condução desportiva em pista.
 
Equipado com o mundialmente famoso sistema Ram Air da Kawasaki, que aumenta a eficiência de enchimento e contribui para um melhor desempenho do motor. Com a entrada de ar localizada no centro superior da carenagem, facilmente se reconhece o estilo Ninja. As condutas Ram Air estão localizadas no lado esquerdo da suspensão dianteira, conduzindo à caixa de ar.
O motor de alta rotação, cujo regime consegue ultrapassar as 15.000 rpm, proporciona o som rouco e vibrante que só um motor Kawasaki de quatro cilindros paralelo de alto desempenho pode proporcionar.

Em termos de chassis, a configuração está centrada num excelente desempenho de manobrabilidade e é inspirada no conceito utilizado na Ninja ZX-10RR do World SBK. Apresentando uma estrutura de aço de alta resistência e um braço oscilante, contribuem para a excelente distribuição do peso dianteiro-traseiro, proporcionando um excelente equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, proporcionando um manuseamento extremamente ágil ao seu utilizador.

A avançada suspensão dianteira Showa SFF-BP (os modelos Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR dispõem de um mecanismo de ajuste de pré-carga) em conjunto com a suspensão traseira montada num plano mais horizontal que oferece à Ninja ZX-4R as mesmas características do modelo mais “crescido” Ninja ZX-10R, contribuindo para o excelente desempenho no manuseamento, típico dos modelos supersport da Kawasaki. Além disso, a versão Ninja ZX-4RR apresenta o mesmo tipo de amortecedor traseiro Showa BFRC-lite que a Ninja ZX-10R.
 
A travagem é fornecida através de um conjunto de discos duplos de 290mm semi-flutuantes com pinças monobloco de montagem radial na frente, enquanto que a traseira utiliza um disco de 220mm de diâmetro. Esta combinação proporciona uma potente força de travagem e dota o motociclista de uma excelente sensação de travagem, resposta e potência. Em termos de eficácia de travagem e aderência, a combinação adotada de pneus F120/R160 foi concebida para corresponder ao desempenho dinâmico da Ninja ZX-4R e proporcionar uma excelente estabilidade a altas velocidades.

À primeira vista, as linhas de estilo agressivo não enganam… estamos perante uma NINJA. A aparência de alta qualidade da Ninja ZX-4R é também realçada pela utilização de LED´s em toda a iluminação, desde o duplo farol até à luz traseira.
 
As ajudas electrónicas ao condutor também se destacam nesta Ninja, com modos de condução integrados que ligam o KTRC (Controlo de tração Kawasaki) e os modos de potência.
Com 4 modos diferentes - Sport, Road, Rain e Rider (Manual), o motociclista pode facilmente selecionar o modo apropriado para se adequar às condições do terreno ou ao seu próprio estilo de condução. A Ninja ZX-4R SE e a Ninja ZX-4RR vêm equipadas com KQS de direção dupla (Kawasaki Quick Shifter) que permite colocar mudanças sem utilizar a embraiagem.
           
A Ninja ZX-4R equipa um ecrã LCD de 4,3 polegadas a cores, que proporciona uma alta visibilidade e uma sensação de requinte. Integra um modo “racing” que permite visualiza tempos por volta. Outra característica importante neste modelo é a conetividade com smartphone que permite, através da aplicação “RIDEOLOGY”, uma variedade de funções extra, como gravação de rota GPS, informações sobre o veiculo ou sobre o trajeto.
 
 
Além da Ninja ZX-4R, estão disponíveis duas versões:
 
Ninja ZX-4R SE
Esta Edição Especial apresenta cores e gráficos originais inspirados nas motos da equipa Kawasaki Racing Team (KRT), bem como numerosos acessórios originais.
 
Equipamento:
- KQS
- Viseira Escurecida
- Porta USB
- Protetor de Motor
 
Ninja ZX-4RR
Para além das cores originais inspiradas na Kawasaki Racing Team e dos gráficos "RR", a suspensão traseira Showa, é do mesmo tipo utilizado no modelo super desportivo Ninja ZX-10R.
Com esta especificação o motociclista terá uma experiência ainda mais desportiva.


 
Especificações
 
Modelo Ninja ZX-4R / Ninja ZX-4R SE / Ninja ZX-4RR
Dimensões 1,990mm×765mm×1,110mm
Distância entre Eixos 1,380mm
Distância ao Solo 135mm
Altura do Assento 800mm
Caster/Trail 23.5° / 97mm
Tipo de Motor Refrigeração Líquida, 4 tempos, 4 Cilindros
Cilindrada 399cm3
Diâmetro e Curso 57.0×39.1mm
Rácio de Compressão 12.3:1
Sistema de Arranque Elétrico
Ignição Digital
Lubrificação Cárter Húmido
Capacidade de Óleo 3 lts
Sistema de Combustível Injeção de Combustível
Transmissão 6 Velocidades
Embraiagem Húmida, Multidisco
Rácios 2.929 (41/14)
2.056 (37/18)
1.619 (34/21)
1.333 (32/24)
1.154 (30/26)
1.037 (28/27)
Redução Primária / Redução Secundária 2.029 (69/34) / 3.429 (48/14)
Chassis Treliça
Suspensão Frente Telescópica
Traseira Horizontal Back Link
Pneus Frente 120/70ZR17M/C (58W)
Traseiro 160/60ZR17M/C (69W)
Travões Frente Disco Duplo 290mm
Traseiro Disco 220mm
Angulo de direção (Esq/Drt) 35° / 35°
Peso Ninja ZX-4R / Ninja ZX-4RR: 188kg
Ninja ZX-4R SE: 189kg
Capacidade do Depósito 15L
 
 
- Especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio
- As especificações podem variar de acordo com o mercado
- As datas e as variantes dos modelos introduzidos podem variar consoante o mercado