Newsletter

Newsletter oficial Kawasaki.

15 Setembro 2025 Kawasaki no Simpósio do Hidrogénio em Le Mans

No passado dia 10 de setembro, a Le Mans Hydrogène reuniu 300 profissionais para falar das aplicações do hidrogénio, incluindo representantes da Kawasaki. Foi testada uma Ninja H2 muito especial...

O evento contou com sessões plenárias lideradas por oradores principais, industriais e com partes interessadas do público também presentes. Também destacou experiências ao acolher exposições, além de um espaço de discussão com interessados da indústria.

A Le Mans Hydrogène criou um vibrante ponto de encontro para sinergias entre industriais e membros de autarquias no Circuito de Le Mans, no noroeste de França, abrindo caminho para soluções concretas para a descarbonização da mobilidade a nível regional e nacional.

Abrangendo uma vasta gama de aplicações de veículos, incluindo corridas, uso pessoal diário, veículos de serviço público e salientando as diferenças entre as abordagens dos países às aplicações de hidrogénio, o evento contou com a presença de aproximadamente 300 profissionais da indústria.

Estiveram também presentes Stephane le Foll (Autarca de Le Mans), o Sr. Taku Hasegawa (Kawasaki Gas Turbine Europe) e Pierre Fillon (presidente da ASO, organizadores das corrida de resistência mundial de Le Mans e do Tour de France).

O período de almoço proporcionou aos delegados a oportunidade de viajar pelo famoso circuito de Le Mans em veículos movidos a hidrogénio e incluiu também uma demonstração da exclusiva moto Ninja H2 Hydrogen ICE da Kawasaki.

Circulando durante duas voltas nas mãos experientes de Matthias Hoeppner, um piloto de testes da Kawasaki, a máquina depende de depósitos de combustível de hidrogénio duplos para a força motriz através de um motor modificado Ninja H2 de quatro cilindros sobrealimentado. Parte de um projeto de investigação sobre combustíveis alternativos e futuros, a moto movida a hidrogénio não cria praticamente nenhuma das emissões habituais associadas aos motores movidos a gasolina e constitui uma parte essencial da missão da Kawasaki de se tornar uma empresa de pegada de carbono neutra no futuro.

A propósito da demonstração, Hoeppner comentou: “Temos demonstrado a nossa moto Hydrogen ICE em diversos eventos nos últimos meses, incluindo a etapa final do Tour de France, do qual a Kawasaki é patrocinadora. As pessoas estão fascinadas com a tecnologia e genuinamente satisfeitas com o facto de a Kawasaki estar na vanguarda da adaptação desta aplicação de combustível limpo para os veículos motorizados de duas rodas.”